quarta-feira, 7 de outubro de 2009


O que é cálculo renal

O cálculo renal é um problema de saúde muito comum nos seres humanos e algumas espécies de mamíferos. É conhecido popularmente como pedra nos rins. É provocado por vários fatores relacionados à alimentação, mal funcionamento do sistema urinário ou a predisposição genética.

Formação

O cálculo forma-se nos rins e na bexiga, a partir do acúmulo de sais minerais no organismo. Além dos sais minerais, o acúmulo de outras substâncias pode causar o cálculo como, por exemplo, ácido úrico e oxalato de cálcio. O cálculo assume um formato de cristais e pode ter dimensões e formatos variados. Alguns cálculos são do tamanho de um grão de areia, outros podem atingir o tamanho de uma laranja.

Muitas vezes o rim de uma pessoa produz cálculos microscópicos que são expelidos através da urina sem causar dor. Porém, em outros casos, o cálculo pode provocar dores muito fortes na região dos rins. Muitas vezes as dores podem vir acompanhadas de náuseas e vômitos. Caso o cálculo saia dos rins, atingindo as vias urinárias, dores e desconforto ao urinar podem ser comuns. Quando uma pessoa sente estes sintomas, o melhor é procurar imediatamente um nefrologista ou urologista. Em alguns casos, a cirurgia se faz necessária de forma emergencial. Além da cirurgia, em algumas situações é necessário a utilização da litotripcia. Este procedimento consiste em quebrar o cálculo usando ondas de choque, permitindo que os pedaços pequenos sejam eliminados pela urina.

Causas

Médicos apontam várias causas para a formação dos cálculos renais. O principal deles é a ingestão de poucos líquidos, associada a uma dieta composta de muitos produtos lácteos (leite, iogurtes, queijos) que são ricos em cálcio. Portanto, é de extrema importância a ingestão de dois a três litros de água por dia. Porém, outros fatores podem ocasionar a formação dos cálculos renais como, por exemplo, herança genética,

Nenhum comentário:

Postar um comentário