quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Doenças inflamatórias da coluna vertebral


Entre as doenças inflamatórias da coluna vertebral destacam-se as espondiloartropatias que incluem um grupo de doenças inter-relacionadas, que apresentam peculiaridades epidemiológicas, imunogenéticas, clínicas, radiológicas e anátomo-patológicas que possibilitam a sua caracterização em entidades clínicas bem definidas.Fazem parte deste grupo de enfermidades: espondilite anquilosante, considerada o protótipo do grupo, artrite reativa, artrite psoriática, artrite das doenças inflamatórias intestinais, as formas indiferenciadas e as espondiloartropatias juvenis.


Espondilite Anquilosante.
Trata-se de uma doença inflamatória crônica sistêmica que compromete preferencialmente a coluna vertebral, podendo também afetar as articulações periféricas (ombros, coxofemorais, etc.). Faz parte do grupo das espondiloartropatias.O processo inflamatório acomete as articulações interapofisárias posteriores, cartilagíneas, a inserção dos tendões e ligamentos no periósteo (entesis), ossificação subligamentar em qualquer região da coluna, em especial na transição dorsolombar, dando origem aos sindesmófitos (pontes ósseasentre os corpos vertebrais).

O resultado desse processo pode ser o enrijecimento em qualquer região da coluna, a anquilose fibrosa e óssea, com imagem radiológica de aspecto de "coluna em bambu".Acomete preferencialmente o sexo masculino, com idade de início habitual dos 16 aos 30 anos, porém existem relatos de início na infância.


Diagnóstico
Existem vários aspectos a ser analisado para o seu diagnóstico, que constituem os critérios de New York, modificados:
1. Dor lombar por um mínimo de três meses, que piora com o repouso e melhora com os exercícios.

2. Limitação dos movimentos da coluna lombar nos planos frontal e sagital.

3. Redução da expansibilidade do tórax.

4. Sacroileíte bilateral, com ou sem anquilose.

5. Sacroileíte unilateral.

Para o diagnóstico é necessária a associação da sacroileíte a qualquer outro critério.



Entre as formas de apresentação, classificadas clínica e radiologicamente temos:


Clássica: dor lombar inflamatória, observando-se ao estudo radiológico sacroileíte e alterações da coluna lombar.

Espinal: acomete somente coluna lombar, poupando a articulação sacroilíaca.

Clínica: as radiografias simples são normais.


Assintomática: sem manifestações clínicas e radiografias simples com sinais de sacroileíte.

Associada: relacionadas a outras espondiloartropatias

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cacau pode reduzir dor e inflamação

Artigo Científico da Semana
A edição de fevereiro de 2007 do Journal of Agricultural and Food Chemistry traz notícias muito boas sobre as propriedades do cacau. O autor do trabalho demonstrou que uma substância presente no cacau, chamada n-cafeoildopamina, possui propriedades antiinflamatórias semelhantes às das drogas antiinflamatórias mais modernas.
Essa substância confere ao cacau um poder inibitório sobre as Ciclooxigenases 1 e 2 (COX-1 e COX-2).
Sabemos que os antiinflamatórios contemporâneos (caríssimos!), que possuem essa mesma propriedade, têm o inconveniente potencial de provocar doenças no coração. O mesmo não acontece com o cacau, uma vez que este possui uma série de outras substâncias com propriedades protetoras do coração, mais do que comprovadas em publicações científicas.
Infelizmente, na nossa cultura influenciada, em quase 100%, pela indústria farmacêutica, descobertas como esta não refletem numa iniciativa dos profissionais de saúde em encorajar o uso sistemático do cacau por tantas pessoas que poderiam se beneficiar de sua atividade antiinflamatória.
Pior ainda: o desconhecimento é tão generalizado, que a maioria das pessoas pensa que todo e qualquer chocolate contém quantidades siginificativas de cacau. O que não é o caso para a maioria dos chocolates disponíveis no Brasil. Fica muito mais barato fazer um chocolate repleto de aromatizantes, emulsificantes, conservantes, corantes, óleo de soja e açúcar, açúcar e mais açúcar. O que se vê, conseqüentemente, no dia-a-dia, são milhões de pessoas com uma série de problemas de saúde (inclusive enxaqueca, problemas hormonais e acne) associados ao consumo do chocolate, um alimento que poderia ser muito saudável.

SHARETHIS.addEntry({ title: "Cacau Pode Reduzir Dor e Inflamação", url: "http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=32" });