sábado, 15 de agosto de 2009

Infecção na boca pode provocar ataque cardíaco!!



Infecções na boca podem desencadear uma doença grave chamada endocardite infecciosa em pessoas que já sofrem do coração. Ela afeta o revestimento interno do coração e mata em 25% dos casos, segundo estudos.
Os doentes mais suscetíveis são os que se submetem a transplantes de coração, os que têm válvulas cardíacas implantadas e problemas cardíacos congênitos, segundo a cirurgiã-dentista Gabriela da Costa de Angelis.
A infecção ocorre quando as bactérias que estão na boca (por causa de uma periodontite ou uma grande cárie, por exemplo) migram para o coração, por meio do sangue.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bursite


Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.


Sintomas

·Dor

·Edema

·Inflamação

·Restrição de movimentos


Causas

·Traumatismos

·Infecções ·Lesões por esforço

·Uso excessivo das articulações

·Movimentos repetitivos

·Artrite (inflamação das articulações)

·Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação


Tratamento


O tratamento deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterapêuticos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.


Recomendações


Não se automedique. Analgésicos podem ser contra-indicados para mulheres grávidas e pessoas com histórico de úlcera;

·Deixe a área afetada descansar o máximo possível;

·Faça aplicações de gelo no local;

·Procure descobrir as atividades que disparam o processo inflamatório e evite-as;

·Faça exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões ou fisioterapia apenas sob a orientação de um profissional especializado.


Advertência


Pressão no peito e dor que se reflete pelos braços e costas podem ser indicativas de um problema cardíaco e não de bursite. Procure assistência médica com urgência.


Referências: http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=46.

Inflamação do colo uterino, geralmente causada por infecção!!


Causas, incidência e fatores de risco:A cervicite é freqüentemente causada por infecção. Entretanto, em alguns poucos casos, pode ser atribuída a exposição química ou a um corpo estranho, como pessário (dispositivo colocado na vagina para suportar o útero), capuz cervical (dispositivo para controle de natalidade) ou diafragma. Quando há objetos estranhos envolvidos no caso, a infecção ainda é freqüentemente a causa da cervicite. Entretanto, a presença de um objeto estranho pode criar condições que tornam o colo uterino mais suscetível à infecção (áreas irritadas ou inflamadas, aumento de secreção, métodos de inserção anti-higiênicos, etc. ) A cervicite é muito comum.

Ela afeta mais da metade das mulheres em algum momento da fase adulta de suas vidas. Há um aumento de risco associado à relação sexual precoce, ao comportamento sexual de alto risco, a múltiplos parceiros sexuais e a antecedentes de doença sexualmente transmissível. O risco também é maior quando se tem um parceiro com comportamento sexual de alto risco ou que já tenha tido uma doença sexualmente transmissível. A gonorréia, a clamídia e a Trichomonas são geralmente consideradas doenças sexualmente transmissíveis que podem causar cervicite. O herpesvírus (herpes genital) e o vírus de papiloma humano (verrugas genitais) são duas outras doenças sexualmente transmissíveis que podem causar cervicite e alterações no exame de Papanicolaou. Organismos como estafilococos e estreptococos também podem causar cervicite.

Sintomas:secreção vaginal não-usual persistente pode ser profusa e com odor cor: cinza , branca ou amarela sangramento vaginal anormal após relação sexual entre menstruações após a menopausa sensação de pressão ou peso na pélvis relações sexuais dolorosas dor vaginal.... Obs.: É possível que não haja nenhum sintoma.


Sinais e exames:Um exame ginecológico revela vermelhidão no colo uterino ou sinal de secreção cervical. Pode revelar também uma inflamação das paredes vaginais, causada pela secreção infectada. Exames: os exames para gonorréia ou clamídia podem ser positivos. um exame direto da secreção pode mostrar a presença de candidíase, Triconomas ou uma vaginite bacteriana. o esfregaço de Papanicolaou pode revelar a presença de uma inflamação ou infecção.


Tratamento:As causas infecciosas são tratadas sob prescrição médica (antibióticos ou antifúngicos). Os medicamentos podem ser tomados por via oral (por boca) ou aplicados topicamente (creme ou loção). Pode-se iniciar terapia hormonal, principalmente em mulheres pós-menopausadas. A criocirurgia, a eletrocauterização e a terapia a laser são outras opções de tratamento a se considerar, caso medidas menos invasivas não tenham êxito. Expectativas (prognóstico): Geralmente, a cervicite simples é tratável, se a causa for adequadamente identificada e se houver disponibilidade de tratamento.


Complicações:A cervicite crônica (prolongada) pode se desenvolver e persistir por períodos que variam de meses a anos. A cervicite pode ser o fator causador da dispareunia (dor nas relações sexuais) e do aborto não-provocado (aborto espontâneo). Solicitação de assistência médica:

Toda mulher, acima de 20 anos, que não tenha feito anteriormente o exame ginecológico e o esfregaço de Papanicolaou, deve consultar seu médico. Marque uma consulta com seu médico caso não tenha feito o exame pélvico e o Papanicolaou nos intervalos recomendados.


Recomendações usuais: inicialmente, todo ano mulheres até os 35 ou 40 anos: a cada 2 ou 3 anos, depois de 3 exames anuais consecutivos negativos, contanto que essas mulheres não tenham parceiro sexual ou sejam monogâmicas. mulheres acima de 35 ou 40 anos: todo ano mulheres que tenham múltiplos parceiros sexuais : todo ano mulheres que estejam tomando anticoncepcionais orais (pílulas de controle de natalidade): todo ano mulheres com história de HPV (verrugas genitais): a cada 6 meses mulheres que, durante o pré-natal, estiveram expostas ao DES: a cada 6 meses após um esfregaço de Papanicolaou anormal: fazê-lo com a freqüência recomendada ...

domingo, 9 de agosto de 2009


A dermite é um termo geral que designa qualquer inflamação da pele. Os sintomas são exsudação, descamação, prurido, espessamento e alteração da cor. Entre as muitas causas da dermite, contam-se vários tipos de reacções alérgicas, infecções bacterianas e virais, lesões de origem química, mordeduras de insectos, má circulação, carências vitamínicas e stress. São formas vulgares desta inflamação a dermite de contacto (reacção a uma substância em contacto com a pele) e a dermite atópica, ou eczema, associada a alergias como asma e febre-dos-fenos.
Antes de fazer um diagnóstico de dermite, o médico regista a história completa do doente e informa-se acerca de alergias conhecidas, dieta, medicamentos, estilo de vida, viagens recentes, condições de trabalho e fontes de stress. Todas as preparações utilizadas normalmente sobre a pele, como cosméticos, desodorizantes, loções para depois da barba e águas-de-colónia, também são analisadas.

Tratamentos médicos
O tratamento depende do diagnóstico. Pode ser receitado um creme ou pomada à base de cortisona para aliviar o prurido e a dor e, em casos especialmente graves, um tratamento limitado com corticosteróides por via oral. Existem à venda pós, sabonetes, loções, cremes e pomadas de venda livre para aliviar o prurido e as gretas da pele. Muitos médicos recomendam loção de calamina para crises de dermite ligeira. As infecções secundárias provocadas pelo coçar podem ter que ser tratadas com antibióticos orais ou tópicos.

Medicinas alternativas

Aromaterapia

Massagens do corpo com óleos aromáticos calmantes, como rosa, salva-esclareia ou hortelã-pimenta, que aliviam o prurido e promovem o relaxamento, podem ser úteis no caso de dermite relacionada com o stress.


Colo do útero com inflamação