terça-feira, 11 de agosto de 2009

Inflamação do colo uterino, geralmente causada por infecção!!


Causas, incidência e fatores de risco:A cervicite é freqüentemente causada por infecção. Entretanto, em alguns poucos casos, pode ser atribuída a exposição química ou a um corpo estranho, como pessário (dispositivo colocado na vagina para suportar o útero), capuz cervical (dispositivo para controle de natalidade) ou diafragma. Quando há objetos estranhos envolvidos no caso, a infecção ainda é freqüentemente a causa da cervicite. Entretanto, a presença de um objeto estranho pode criar condições que tornam o colo uterino mais suscetível à infecção (áreas irritadas ou inflamadas, aumento de secreção, métodos de inserção anti-higiênicos, etc. ) A cervicite é muito comum.

Ela afeta mais da metade das mulheres em algum momento da fase adulta de suas vidas. Há um aumento de risco associado à relação sexual precoce, ao comportamento sexual de alto risco, a múltiplos parceiros sexuais e a antecedentes de doença sexualmente transmissível. O risco também é maior quando se tem um parceiro com comportamento sexual de alto risco ou que já tenha tido uma doença sexualmente transmissível. A gonorréia, a clamídia e a Trichomonas são geralmente consideradas doenças sexualmente transmissíveis que podem causar cervicite. O herpesvírus (herpes genital) e o vírus de papiloma humano (verrugas genitais) são duas outras doenças sexualmente transmissíveis que podem causar cervicite e alterações no exame de Papanicolaou. Organismos como estafilococos e estreptococos também podem causar cervicite.

Sintomas:secreção vaginal não-usual persistente pode ser profusa e com odor cor: cinza , branca ou amarela sangramento vaginal anormal após relação sexual entre menstruações após a menopausa sensação de pressão ou peso na pélvis relações sexuais dolorosas dor vaginal.... Obs.: É possível que não haja nenhum sintoma.


Sinais e exames:Um exame ginecológico revela vermelhidão no colo uterino ou sinal de secreção cervical. Pode revelar também uma inflamação das paredes vaginais, causada pela secreção infectada. Exames: os exames para gonorréia ou clamídia podem ser positivos. um exame direto da secreção pode mostrar a presença de candidíase, Triconomas ou uma vaginite bacteriana. o esfregaço de Papanicolaou pode revelar a presença de uma inflamação ou infecção.


Tratamento:As causas infecciosas são tratadas sob prescrição médica (antibióticos ou antifúngicos). Os medicamentos podem ser tomados por via oral (por boca) ou aplicados topicamente (creme ou loção). Pode-se iniciar terapia hormonal, principalmente em mulheres pós-menopausadas. A criocirurgia, a eletrocauterização e a terapia a laser são outras opções de tratamento a se considerar, caso medidas menos invasivas não tenham êxito. Expectativas (prognóstico): Geralmente, a cervicite simples é tratável, se a causa for adequadamente identificada e se houver disponibilidade de tratamento.


Complicações:A cervicite crônica (prolongada) pode se desenvolver e persistir por períodos que variam de meses a anos. A cervicite pode ser o fator causador da dispareunia (dor nas relações sexuais) e do aborto não-provocado (aborto espontâneo). Solicitação de assistência médica:

Toda mulher, acima de 20 anos, que não tenha feito anteriormente o exame ginecológico e o esfregaço de Papanicolaou, deve consultar seu médico. Marque uma consulta com seu médico caso não tenha feito o exame pélvico e o Papanicolaou nos intervalos recomendados.


Recomendações usuais: inicialmente, todo ano mulheres até os 35 ou 40 anos: a cada 2 ou 3 anos, depois de 3 exames anuais consecutivos negativos, contanto que essas mulheres não tenham parceiro sexual ou sejam monogâmicas. mulheres acima de 35 ou 40 anos: todo ano mulheres que tenham múltiplos parceiros sexuais : todo ano mulheres que estejam tomando anticoncepcionais orais (pílulas de controle de natalidade): todo ano mulheres com história de HPV (verrugas genitais): a cada 6 meses mulheres que, durante o pré-natal, estiveram expostas ao DES: a cada 6 meses após um esfregaço de Papanicolaou anormal: fazê-lo com a freqüência recomendada ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário