domingo, 9 de agosto de 2009


A dermite é um termo geral que designa qualquer inflamação da pele. Os sintomas são exsudação, descamação, prurido, espessamento e alteração da cor. Entre as muitas causas da dermite, contam-se vários tipos de reacções alérgicas, infecções bacterianas e virais, lesões de origem química, mordeduras de insectos, má circulação, carências vitamínicas e stress. São formas vulgares desta inflamação a dermite de contacto (reacção a uma substância em contacto com a pele) e a dermite atópica, ou eczema, associada a alergias como asma e febre-dos-fenos.
Antes de fazer um diagnóstico de dermite, o médico regista a história completa do doente e informa-se acerca de alergias conhecidas, dieta, medicamentos, estilo de vida, viagens recentes, condições de trabalho e fontes de stress. Todas as preparações utilizadas normalmente sobre a pele, como cosméticos, desodorizantes, loções para depois da barba e águas-de-colónia, também são analisadas.

Tratamentos médicos
O tratamento depende do diagnóstico. Pode ser receitado um creme ou pomada à base de cortisona para aliviar o prurido e a dor e, em casos especialmente graves, um tratamento limitado com corticosteróides por via oral. Existem à venda pós, sabonetes, loções, cremes e pomadas de venda livre para aliviar o prurido e as gretas da pele. Muitos médicos recomendam loção de calamina para crises de dermite ligeira. As infecções secundárias provocadas pelo coçar podem ter que ser tratadas com antibióticos orais ou tópicos.

Medicinas alternativas

Aromaterapia

Massagens do corpo com óleos aromáticos calmantes, como rosa, salva-esclareia ou hortelã-pimenta, que aliviam o prurido e promovem o relaxamento, podem ser úteis no caso de dermite relacionada com o stress.


Nenhum comentário:

Postar um comentário